18 de dez. de 2009

Para 2009

O LONGO CAMINHO CURTO x O CURTO CAMINHO LONGO:

“Certa vez uma criança arrebatou o melhor de mim. Eu viajava e me encontrava diante de uma encruzilhada. Vi então um menino e lhe perguntei qual seria o caminho para a cidade. Ele respondeu: ‘Este é o caminho curto e longo e este é o longo e curto”. Tomei o curto e longo e logo me deparei com os obstáculos intransponíveis de jardins e pomares. Ao retornar, reclamei: ‘Meu filho, você não me disse que era o caminho curto?’ O menino então respondeu: ‘Porém lhe disse que era longo!’”

A ALMA IMORAL
Nilton Bonder

Quando nos sentimos presos em uma situação que parece se repetir num ciclo sem fim estamos escolhendo ao caminho curto e longo.

Durante a nossa vida fazemos opções por padrões que nos ajudam na adaptação ao mundo, porém esses padrões servem para um momento específico e precisam ser abandonados a favor das novas experiências da vida.

Mas abandonar formas de viver é uma tarefa difícil pois exige suportar um certo desconforto. A novidade exige a renúncia do modelo antigo e neste processo perdemos as referências até que novas formas sejam construídas: é daí que surge a sensação de uma distância longa e, muitas vezes, intransponível.

Tem gente que parece conseguir ser feliz com mais facilidade. Acredito que são pessoas que aprenderam logo cedo que pra “cada ganho existe uma perda, e para cada perda, um ganho”. Amadurecer parece que é mais ou menos isso: aceitar como a natureza funciona.

2009 andou me ensinando que precisamos de coragem. Coragem para aceitar que, para sermos felizes precisaremos enfrentar algumas distâncias: simples assim!

Desejo que em 2010 a gente deixe a preguiça de lado e escolha o “longo caminho curto”, afinal, o que são alguns passos a mais diante de uma vida mais feliz?

Feliz 2010!

Flávia Scavone

Nenhum comentário: