6 de jul. de 2009

Anorexia Nervosa


A anorexia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado pelo medo excessivo de ganhar peso, a recusa em manter o peso no nível considerado normal e uma grave distorção da imagem corporal fazendo com que a pessoa sinta-se gorda e muito insatisfeita com o seu corpo. Diferente dos casos de anorexia, onde a pessoa não sente fome e perde peso por outros problemas de saúde, na anorexia nervosa a pessoa sente fome mas busca controlá-la com o objetivo de perder peso.

Normalmente a anorexia aparece no período da puberdade/adolescência (dos 13 aos 18 anos) tendo o seu início associado a uma situação de estresse. Tem uma prevalência de 1% na população sendo que a maioria dos casos (por volta de 90%) é do sexo feminino. Esses valores são discutidos atualmente, pois observa-se um número crescente de homens com transtorno alimentar.

O tratamento da anorexia nervosa deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar especializada composta de clínico geral ou endocrinologista, psiquiatra, psicólogo e nutricionista. Mas antes de qualquer tratamento, a pessoa que sofre de anorexia precisa ser retirada do risco de vida, já que esse transtorno pode acarretar em morte, principalmente por condições relacionadas com a inanição.

É muito importante que os familiares fiquem atentos aos sinais da doença como a recusa por se alimentar, a perda acentuada de peso e a obsessão pelo emagrecimento. Pessoas que estão relacionados com atividades que exigem a magreza (ginastas, bailarinos, modelos) tendem a apresentar mais o distúrbio do que as outras pessoas.

Um jovem que está insatisfeito com o seu peso pode, após iniciar uma dieta, sentir-se bem com o emagrecimento pois recebe elogios, chama mais atenção e sente que tem controle sobre a própria vida.Isso faz com que a perda de peso continue a ser buscada já que proporcionou um ganho psicológico.

A sensação de insatisfação consigo mesmo está diretamente ligada a esse transtorno. Muitos jovens que apresentam anorexia possuem um perfil perfeccionista, com um alto grau de exigência em relação a si mesmo. A busca pela perfeição aparece em várias áreas da vida, nos estudos, nos esportes, no trabalho e com o próprio corpo. A auto estima, o valor que atribui a si mesmo, normalmente é muito baixo, o que o faz buscar essas modificações corporais.

Em uma cultura como a nossa, que valoriza o corpo magro e o associa com a beleza e o sucesso pode estimular uma feriado psicológica a se manifestar na forma de um transtorno alimentar. Alguém que está passando por uma fase difícil, de pressões ou conflitos emocionais, pode acabar transferindo esse desconforto para a própria imagem. Percebemos em muitos casos de anorexia nervosa que existe uma angústia importante que é interpretada como insatisfação corporal mas que, após algum tempo de tratamento, acaba se revelando uma angústia ligada a outras questões como dificuldades de desenvolvimento e adaptação e conflitos familiares.

A sensação de nunca ser bom o suficiente para ser amado pode ter suas raízes nas relações familiares. Muitos jovens passaram por conflitos familiares durante a infância e os pais, por diversas razões, ficaram emocionalmente ausentes. A criança, sem conseguir compreender direito a situação, tende a interpretar o distanciamento emocional como resultado de uma falta de amor, normalmente porque ela não é boa o suficiente para conseguir a atenção dos pais. Essa criança pode crescer buscando uma perfeição que no fundo nada mais é do que uma busca por ser aceito e amado.

Como a ferida original não está ligada ao corpo e sim a uma sensação de pouco valor, ela não se resolve através do emagrecimento. Por mais que emagreça, a pessoa nunca se sentirá satisfeita. Por isso ela precisará tratar o seu auto valor e as suas relações, principalmente as familiares.

ASSITA A ENTREVISTA NA REDE TV

Flávia Scavone

Nenhum comentário: