28 de ago. de 2009

Sobre a Inveja


No livro Mal Secreto (Inveja), Zuenir Ventura busca esclarecer, logo de início, um erro comum cometido na linguagem do dia a dia: a diferença entre cobiça e inveja. Cobiça é quando queremos o que o outro tem. Inveja é quando não queremos que o outro tenha. Diferente, muito diferente.

Ver pessoas se corroendo de inveja por aí me fez ter muita vontade de escrever esse texto. Para quem costuma ler os meus textos já ficou claro como busco observar o lado positivo de certas situações, isso porque tenho como parâmetro a teoria de Jung e ele, mais do que ninguém, buscava sempre compreender a finalidade das coisas.

Estamos mais acostumados a olhar o mundo buscando as causas, os por quês das situações. Dificilmente buscamos compreender a finalidade, o para quê das coisas. Ele sempre acreditou que todo padrão na natureza tinha um sentido.

E a inveja? A inveja também tem um sentido, muito maior do que atormentar o nosso pensamento e atrapalhar nossas horas de sono.

Podemos entender porque temos inveja. O ser humano compete e busca ser melhor em várias situações. Se um outro tem o que eu quero é melhor que ele o perca, assim eu não me sinto ameaçado, ganho a competição e, principalmente, não me dou conta do meu incômodo por não ter o que ele tem.

Ops, saímos das causas para chegarmos na finalidade: eu preciso que o outro não tenha para não me dar conta de que quero algo que ainda não consegui. Assim fica mais fácil. Se não houver ninguém exibindo os meus maiores desejos eu não percebo como estou distante daquilo que sonhei para mim.

Existem duas maneiras de encarar a realidade: a passiva e a ativa. Querer que o outro fique sem para que eu me sinta melhor faz parte da primeira forma. Buscar o que eu descobri que quero, através do outro, faz parte da segunda forma.

A inveja é uma defesa contra a percepção da nossa realidade atual e pode deixar de ser dolorida para se tornar oportunidade.

Ao esquecermos do que o outro tem para nos darmos conta do que ainda não temos, estamos livres. Livres para seguirmos nossas vidas da maneira que queremos, lutando pelo que nos importa.

Portanto, use a inveja a seu favor. Ela é um guia poderoso para mostrar o caminho dos nossos maiores desejos.
Para saber mais:
CARLOS BYINGTON - INVEJA CRIATIVA

Flávia Scavone

3 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, que demais!

-Sônia

Anônimo disse...

Pq sentimos invejas d certas pessoas e d outras não, apesar d estarem em melhores condições q as 1ªs ?

Flávia Scavone disse...

Porque a inveja nem sempre está relacionada com a condição da pessoa, mas com alguma característica dessa pessoa que gostaríamos de ter nas nossas vidas. às vezes uma pessoa está desempregada enquanto você tem um emprego legal, mas ela tem um namorado que a trata com mais carinho, uma família presente, um jeito bem humorado de lidar com a vida.
Busque identificar do que você tem inveja e depois trabalhe para desenvolver isso na sua personalidade!